agosto 31, 2012

Apêndice ou Cisto Pré-Auricular

Muitas crianças nascem com um Apêndice ou Cisto Pré-Auricular. Mas essa pequena deformidade não é motivo de muita preocupação. Meu filho nasceu com um apêndice na orelha esquerda e após ser examinado o pediatra descartou qualquer problema relativo a surdez. No entanto, o que eu desconhecia era a necessidade de fazer um Ultrassom no Abdomen. Exame necessário para descartar alguma malformação renal. Portanto, mamães, fiquem atentas e se o pediatra não mencionar sobre a necessidade do exame, perguntem, questionem.

Saiba mais:

O que é ?

Deformidade congênita do ouvido externo. Quais são suas características ? Apresentam predisposição familiar e frequentemente são bilaterais ( 20 a 33 % ). São mais comuns à esquerda. Não tem origem branquial. Geralmente são malformações isoladas, mas podem estar associadas a surdez e malformações renais.

Qual sua forma de apresentação clínica ?

Apêndice Pré-Auricular : Excesso de pele que aparece na orelha , geralmente acompanhado de cartilagem.

Cisto Pré-Auricular : Pequeno orifício assintomático. Orifício que drena crônica e espontaneamente, ou à pressão, pus ou secreção sebácea. Abscessos pré-auriculares repetidos. Qual é o tratamento ? Apêndice Pré-Auricular : A remoção é feita devido aos aspectos estéticos.

Cisto Pré-Auricular: A cirurgia está indicada devido ao risco de infecção e abscesso local, com posterior formação de cicatriz na orelha. Nestes casos, a taxa de recidiva é de aproximadamente 10% e de infecção pós-operatória de 20 a 25 % . *informações extraídas do blog Cirurgia Pediatrica Curitiba

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite. Meu filho nasceu com isso com o apêndice pre-auricular...será que se eu tiver mais filhos tb virao com apêndices??obrigada.

Unknown disse...

Minha filha tem apêndice pré-auricular vai fazer a remoção.Eu preciso ficar preocupada que no futuro vai ter algum problemA de rim?

Unknown disse...

Muito legal seu texto sobre esse assunto ..minha filha nasceu com o apêndice pré aurícula e foi pedido o ultrassom onde diagnosticaram a má formação do rim em ferradura. Acho que muitas pessoas deveriam ter acesso a esse tipo de informação por que tenho consciência que dei muita sorte de encontrar médica experiênte mas muitos não tem essa mesma sorte.