fevereiro 14, 2011

Berço Seguro

O item mais importante do quarto do bebê é o berço. Os recém-nascidos dormem todos os dias, em media, 16 horas. E é lá que seu filho irá dormir por pelo menos dois anos, até que mude para uma cama.

Muitas mães levam apenas a estética em consideração no momento da compra e se esquecem que o mais importante é comprar um berço seguro, que siga as normas básicas de segurança.

O berço deve seguir os padrões de segurança do Inmetro para que não representem nenhum risco para seu filho. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem algumas normas que especificam algumas medidas seguras para a fabricação do berço no Brasil. No entanto, como não há regulamentação e nem obrigatoriedade, a maioria das lojas infantis desconsideram essas normas ou apenas seguem parte delas.

Entre 2005 e 2007 registraram-se cerca de 17 mil acidentes em berços com crianças dos 0 aos 4 anos na União Européia.

Esses números impressionam! Por isso, a Comissão dos Estados Membros atualizou um vasto conjunto de normas relativas a produtos para crianças em todos os países pertecententes ao bloco.

Cabe aos pais ou às pessoas que se ocupam das crianças julgar a melhor forma de garantir a sua segurança. A nossa preocupação é que os pais que optam por utilizar estes produtos não tenham de estar apreensivos em relação à sua segurança. Temos de ser vigilantes para proteger os nossos consumidores mais vulneráveis. As instruções devem ser muito claras, os produtos devem ser verdadeiramente tão seguros quanto possível e devem passar todos os testes de segurança necessários”, afirmou Meglena Kuneva, Comissária européia responsável pelas Questões dos Consumidores.

Seria de extrema necessidade que existisse uma regulamentação do setor no Brasil, aliada com uma fiscalização eficaz dos orgãos competentes.

Enquanto isso não acontece é importante que as principais interessadas no bem estar dos seus filhos verifiquem se o berço que estão comprando está dentro das normas de segurança.

 
Veja algumas recomendações importantes para evitar que um móvel, aparentemente tão inofensivo, se transforme num agente causador de acidente.

• A distância entre as grades, por exemplo, tem que ter no mínimo 4,5 cm e no máximo 6,5 cm, assim não há perigo de que a cabecinha, ombros ou mãos dele possam ficar presas.

• Se o berço tiver rodinhas móveis, pelo menos duas delas têm que ser fixas ou conter travas.

• O espaço entre o estrado e a lateral do berço não deve ultrapassar 2,5 cm, e o espaço entre as ripas do estrado tem que ser de, no máximo, 6 cm, para também evitar que braços e pernas possam ficar presos.

• Se alguma das partes do berço for feita de tela, os buraquinhos têm que ter no máximo 7 mm, para não haver chance de os dedinhos do bebê passarem por eles.

•  Opte por berços com quinas arredondadas.
 
•  Estrado – Furos prontos na estrutura para mudar a posição do estrado à medida que o bebê crescer (ou para deixá-lo ligeiramente inclinado caso seu filho sofra de refluxo).

 
•  Colchão – Prefira comprar o colchão numa loja especifica de colchão. O colchão deve ser firme, com densidade 18, segundo normas da ABNT.

Verifique o tamanho do berço ao comprar o colchão pois não pode ficar espaço vazio nas laterais. Se você conseguir colocar dois dedos entre o colchão e a lateral do berço é sinal de que o espaço está grande demais e há risco de seu filho ficar preso ali.

Um dos lados pode ser plastificado, para proteger o tecido dos inevitáveis acidentes de vazamento de fralda ou vômitos.

* Eu acho o plástico desconfortável por isso vou  deixá-lo para baixo para o colchão não pegar pó e usarei um protetor impermeável de colchão que é mais confortável para o bebê ficar em cima.

* Lembre-se que é necessário colocar o colchão para arejar sem protetor.

 
E, lembre-se! Nunca coloque o berço próximo a janelas
 

Veja mais:

Relatório do Inmetro

O Globo: Berços terão selo obrigatório do Inmetro
 

Nenhum comentário: