Dez quilos a mais. Cerca de 100 cm de circunferência abdominal. Dores nas costas. Pés e mãos inchados. Dificuldade de locomoção. Vontade constante de ir ao toilete.
Agora junte todos esses sintomas e vá ao supermercado ou ao shopping center num fim de semana qualquer e tente estacionar.
Desesperador, nao é?
A gestante tem preferência – juntamente com os idosos e deficientes - no atendimento em bancos, aeroportos, lojas, cinemas…mas quando o assunto é estacionamento ou banheiro não há preferência.
A vaga especial é um direito assegurado por lei federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência.
Porque em algumas ocasiões a gestante tem direito a tratamento preferencial e em outros não? Nessa fase tão especial, a gestante não está em situação de igualdade com as outras pessoas.
E é por isso que o meu lema é: Igualdade para os iguais. Desigualdade para os desiguais.
Enquanto o congresso debate 3 projetos de lei, alguns estabelecimentos se antecipam e criam vagas especiais para gestante, apesar de não haver uma lei obrigando a reserva do espaço.
Recentemente estive no Shopping Pátio Higienópolis em São Paulo e pude usufruir da vaga especial. Veja que mimo!
E vc, sabe aonde têm vaga para grávidas? Compartilhe com a gente!
3 comentários:
Aqui em Brasília, no cursinho preparatório pra concursos Vestcon tbm tem vaga pra gestantes! Já usei uma vez... mas só sei de lá!
Na verdade, não é necessário que haja essa vaga exclusiva para gestante, uma vez que ela é considerada mobilidade reduzida... é só ir até o órgão fiscalizador de trânsito de sua cidade e solicitar uma autorização temporária para utilizar as vagas de deficientes. é algo pouco divulgado, e eu tenho passado por alguns problemas de preconceito justamente por causa disso. Mas vale a pena, porque as nem sempre estamos realmente muito dispostas, com os muitos quilos a mais, a atravessar um estacionamento inteiro para ir às compras...
Oi Ellen!
Obrigada pela informação. Vai ser útil em casos mais sérios.
O único dificultador é "ir até o orgão fiscalizador de trânsito". Ter vagas para gestantes ou pessoas com bebezinhos poderia ser um direito.
xoxo
Postar um comentário