fevereiro 27, 2012

Segurança na Piscina

Volta e meia escuto por meio da mídia casos de pessoas - normalmente meninas - que morreram afogadas ao ter os cabelos sugados pelo ralo da piscina.

Moro num condomínio estruturado, mas mesmo assim perguntei na última reunião de condomínio se havia alguma proteção para o ralo afim de evitar esse tipo de incidente. Para minha surpresa, NÃO! Nada! Enrolaram e disseeeeram (sic) que pesquisaram sobre o assunto e não descobriram nada eficaz.

Hoje resolvi investigar mais a fundo o tema e vi que há, sim, ralos que podem evitar a sucção dos fios do cabelo.


Vi um vídeo de um especialista no assunto abordando o tema no Programa Mais Você, da Ana Maria Braga. Vídeo interessante para prevenção. 

Muitos não se preocupam com um simples ralo, acham que o próprio telhado não cai. Nessa pesquisa me deparei com o blog  Flavia, Vivendo em Coma, criado por Odele Souza, mãe da amada Flávia, vitimada em 1998 aos 10 anos na piscina do seu condomínio em Moema, São Paulo. 

Com o objetivo de divulgar outros casos semelhantes de acidentes causados por ralos de piscinas, o blog é também um meio de protestar contra a lentidão da Justiça brasileira, que até hoje não puniu os (ir)responsáveis pelo danos afligidos a Flavia: os administradores do condomínio onde moravam e a empresa fabricante do ralo.

O perigo também mora nas hidromassagens, conhecidas também por jacuzzi que deveriam servir para relaxamento. Lá verifiquei o mesmo problema. 

Outro dia trouxe a filha da minha "assistente" para passar o dia em casa. Expliquei a ela que na jacuzzi havia um ralo onde o cabelo dela poderia ficar preso. Pedi para prender o cabelo e não mergulhar. Ela obedeceu mas ficou curiosa. Obviamente colocou o pé no bocal e veio me contar toda arrependida: Não mergulhei porque você me pediu... mas não sabia que puxava tão forte assim".

Eu sabia que puxava mas não sabia a intensidade. Entrei e logo inventei de colocar a perna para saber se "puxava tão forte assim". O resultado foi uma grande marca roxa na coxa direita.

Inacreditável ter algo para o lazer sem a menor segurança. O perigo está ao lado.

Portanto, Mamães, A-LER-TA! Não vamos deixar nossas crianças à deriva. Se os responsáveis pelo condomínio não zelam pela segurança vamos cobra-los.

beijo grande

Nenhum comentário: