abril 10, 2012

Segurança da Rede de Proteção

A chegada de um bebê na família implica em algumas mudanças na sua casa para a segurança do seu filho.

Passamos a evitar os terríveis móveis com quinas, dando preferência para as pontas arredondadas. Portas de correr e puxadores que não machuquem são indicados. A mesa de centro vai ficar guardada para evitar que seu pequeno trombe nela ao engatinhar. 


Mas tem item de segurança que é indispensável para que você tenha mais tranquilidade. É a rede de proteção em janelas e varandas.


Tem pais que preferem colocar a rede antes do bebê nascer. Outros só quando a criança começa a andar. Para quem ainda não colocou, evitar janelas e varandas com o bebê no colo é mais seguro até a colocação da rede, afinal eles já têm força para se empurrar e...qualquer desleixo pode ser fatal.


Ok, você vai instalar a rede e começa a procurar a empresa para executar o serviço. Qual empresa escolher? Qual o material da rede?


É importante sabermos algumas informações básicas sobre a instalação, material, durabilidade pois essa rede não pode falhar na sua função de evitar quedas.


Ainda não há normas da ABNT para desempenho e instalação da rede. Ou seja, cada empresa pode fazer do seu jeito e utilizar o material que quiser. É mais um motivo para ficarmos atentas!


A seguir segue alguns dados importantes. Questione a empresa que vai executar o serviço.


ANTES ESCOLHA DA EMPRESA e MATERIAL
Prefira empresas com indicação, que já fizeram algum tipo de serviço no seu edifício. Pesquise na internet o nome da empresa e veja se há alguma reclamação.


- Verificar se o material da rede é Polietileno, 100% virgem com tratamento UV de alta densidade, material indicado pelo Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia (Crea). Aguenta cerca de 500kg por m2.
- Buchas de fixação de nylon com anel na ponta que evita a entrada de água nos furos, o que causa infiltrações
- Ganchos: podem ser de ferro galvanizado ou aço inox. Prefira de aço inox que não enferrujam e não provocam rompimento das cordas.
- Cores: branca, preta, bege, prata, marrom
- Garantia: tempo de garantia. Algumas empresas oferecem 2, 4. Verifique.


DURANTE
- A maioria das empresas coloca os ganchos com espaçamento máximo de 40 cm em 40 cm para crianças.
Pesquisei na internet acidentes que ocorreram com redes de segurança e contrariando as empresas, uma reportagem do Fantástico com o presidente do Crea-RJ na época, Agostinho Guerreiro, recomenda que a distância entre os ganchos seja menor que 30 centímetros. Faz muito sentido, já que num espaço de 40cm é possível passar um bebê facilmente.


DEPOIS - conferir se está tudo ok
- Todos os ganchos (laterais e parte baixa) devem estar fechados e virados para baixo no término da instalação, pois isso evita que a corda e a rede sejam retiradas.




PRECAUÇÕES
- Animais: tomar cuidado com os bichinhos. Eles podem danificar a rede
- Ferrugem é um risco
- Verificar todo mês ou a cada dois meses se ao fazer pressão a rede continua firme


É bom lembrar que a rede não é para brincadeira. Ela está ali para prevenção, não para ser utilizada. Mantenha as crianças a uma distância segura.


Recentemente instalei a rede e solicitei que o espaçamento fosse de 30cm, em vez dos 40cm que eles costumam usar. O valor ficou mais alto porque aumentou o número de ganchos, mas a sensação é de maior segurança. Não adianta instalar a rede e, se algum dia, precisar usá-la, ela não conseguir cumprir o objetivo a que se propõe, o de evitar um acidente. 


Leia mais:
Fantástico

Nenhum comentário: