março 23, 2011

Agrotóxico no leite materno

Uma pesquisa realizada com 62 mães de Mato Grosso que estavam amamentando revelou que o leite de todas elas estava contaminado por agrotóxico.

A pesquisa da Universidade Federal do Mato Grosso foi feita em Lucas do Rio Verde, cidade da região central do Mato Grosso que tem 45 mil habitantes e está entre os 10 maiores produtores de grãos do estado.

Só em 2009, no último levantamento feito, os produtores do município usaram 5 milhões de litros de defensivos agrícolas.

Além de encontrarem agrotóxicos em todas as amostras de leite das mães que participaram da pesquisa, os pesquisadores descobrigram quem em alguns casos havia mais de 6 tipos de agrotóxicos, inclusive um de uso proibido há mais de uma década, como e o caso do EDE

"Não existe legislação no brasil e nem na europa ou no resto do mundo de resíduo permitido no leite materno”, diz o pesquisador da Universidade Federal do Mato Grosso, Wanderlei Pignatti.

"A gente compara com o limite de agrotóxico no leite de vaca. Alguns dos resíduos encontrados estavam acima do permitido para o leite de vaca”, acresce.nta o pesquisador

A Associação Nacional de Defesa Vegetal, que reúne os fabricantes de agrotóxico disse que antes de serem liberados todos os produtos passam por uma rigorosa avaliação nos Ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Saúde.

Fonte: Jornal Hoje, Rede Globo

Veja mais na Folha Online

Nenhum comentário: