maio 26, 2011

Relactação: esperança para a amamentação

Canjica, chá da mamãe, homeopatia, cerveja escura, água, muita água. Você já tentou de tudo para ter leite suficiente para amamentar seu bebê, mas até agora isso não ajudou a elevar sua produção de leite e o seu bebê chora desesperado por comida.


A pergunta fica no ar: Não tenho muito leite porque meu bebê mama pouco ou ele mama pouco porque tenho pouco leite?


Alguns podem dizer também que o seu leite é fraco e por isso o bebê chora. Ao contrário do que se pensa, mesmo adolescentes e até mulheres desnutridas são capazes de produzir leite com boas características nutricionais.

O que diferencia o leite de uma mulher desnutrida e o de uma mulher bem nutrida é apenas a quantidade de leite, não a qualidade. Por isso, não acredite nessas crendices. Não existe leite fraco. O problema pode ser a falta de sucção, fator crucial para a produção. Quanto mais o bebê mama, mais se produz leite. Ou seja, se o bebê parar de mamar, a produção de leite também cessa.


O bebê tem que ser alimentado e o pediatra alerta sobre a necessidade da complementação com o leite artificial. Você sabe que a utilização da mamadeira pode desacostumar seu filho com o bico do seu seio e ele pode não querer mais mamar no peito.


E agora? Como alimentá-lo sem que ele largue o peito?


A solução pode ser a relactação, também conhecida por translactação.






O que é relactação:
Recuperar a lactação. Voltar a amamentar. Para isso, existe um recipiente próprio para relactação onde você coloca o leite artificial. Não há bicos. Apenas uma sondinha, como um canudo fino e longo.


A idéia é dar o peito ao seu filho e junto ao bico colocar esse canudinho que está no recipiente com o leite pronto. Quando seu filho fizer a sucção no seu peito, ele vai ingerir o leite preparado que vai alimenta-lo e também vai estiumular a produção de leite nos seus seios.






O produto é simples e eficaz para quem está com baixa produção de leite e quer tentar aumentar sem introduzir a mamadeira, o que pode arruinar a amamentação materna.


Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, 98% das mães estão em condições de amamentar seus filhos logo após o parto. Portanto, não desanime.




Onde encontrar o produto para relactação?


Comprar
Você pode comprar o relactador pronto. Há nacional e importado. Veja qual cabe no seu bolso.


Mama Tutti
Mama Kids
Shopping da Gestante ou aqui





*Quem tiver dicas de lojas, por favor, envie.


Fazer
Se vc quiser fazer o seu próprio relactador, é fácil. A dica é comprar sonda de número 4 ou 5 em lojas de materiais médicos. Voce pode usar a mamadeira para colocar o leite. Para fechar a mamadeira, utilize o bico com o furo mais largo (aqueles para liquidos grossos). Voce passa a sonda pelo furo da mamadeira e, pronto!

Nenhum comentário: